top of page

Entrevista

VICTOR PELLOZO

Secretário de Educação e Cultura

Apaixonado por educação, esporte e cultura e funcionário de carreira do município de Senador Canedo, Victor Pellozo contou um pouco de sua trajetória pessoal e profissional para a Pequiz.

Entrevista

IMG_9127.jpg

Pequiz: De onde você vem e qual o papel da educação na sua vida ?

Toda minha vida fui estudante da escola pública, venho do setor universitário, na região mais pobre do bairro, oriunda de uma invasão que até hoje brigamos pela regularização fundiária,  conhecido como quebra caixote. Sou filho de Jair Pellozo, um metalúgico, e minha mãe uma dona de casa. Aos 13 comecei a vender picolé na Sorveteria do Bazé, vigiei carros na PUC e depois trabalhei nas xerox, fui jovem aprendiz e sempre entendi o valor do estudo. Para isto utilizei muito a Biblioteca Marieta Teles, e com esforço passei na Universidade Federal. Depois me preparei para concurso e em 2009 passei num concurso como agente educativo em Senador Canedo. Como passei a trabalhar aqui e como sou primo do Fernando Pellozo, coordenei campanhas de vereador e me envolvi bastante na política local. Depois fui candidato a conselheiro tutelar, venci as eleições e depois me tornei presidente do Conselho Tutelar, fui capacitado e me tornei um formador de conselheiros tutelares no estado. Sou esforçado, estudo muito e quero ajudar jovens estudantes e pessoas no geral se tornarem o que elas quiserem ser. Em Senador Canedo já morei na Vila Galvão e no setor Anuar Auad.

Pequiz: E o interesse em esportes quando surgiu?

O esporte casa muito bem com a educação, como estudei no Colégio Universitário, o COLU, que dava uma base muito boa no esporte e ali tive acesso a várias modalidades esportivas, e jogava no time de futsal da escola. Fui atleta amador, joguei no Goiania Esporte Clube durante uma época, e nessa trajetória me apaixonei totalmente pelo futebol. O futebol feminino chegou por acaso, em 2015. Eu jogava com uma turma na Vila Galvão e as esposas e namoradas dos atletas usavam o campo, eu vi que ali tinha um time e que dava para treina-las. Decidimos criar o Inter que já tem 7 anos de existência. Eu costumo me auto intitular como um entusiasta do futebol feminino.

Pequiz: Como foi a sua passagem pelo Conselho Tutelar, como isto te impactou pessoalmente?

Aconteceu de forma muito natural, durante a administração do Vanderlan Cardoso e depois com o Dr. Túlio tinha-se o entendimento que precisava melhorar a qualificação dos conselheiros e foi quando passou-se exigir o curso superior para as candidaturas, me candidatei e tive 776 votos  numa campanha que não é obrigatória e minha surpresa maior é que foram os pais de meus alunos e os alunos do noturno quem votaram em mim. Então eu já cheguei aclamado como presidente do conselho tutelar, e nos esforçamos para qualificar os integrantes. Fomos para dentro da escola de conselhos da PUC e fizemos parceria com a Alego, inclusive participamos de um corcurso de redação estadual, fizemos palestras em todas as escolas municipais e neste eposódio conseguimos que mais de 800 redações concorre-se no concurso, o que foi surpreendente. No final do processo já haviamos tornado o Conselho Tutelar de Senador Canedo uma referência em Senador Canedo, e durante todo este periodo trabalhamos nos bastidores, articulando para fortalecer o nome do Fernando Pellozo como figura política no município.

Pequiz: Como você atuou no inicio da administração do Fernando Pellozo?

Atuei para ajudar o prefeito desde o inicio do mandato, já nos primeiros dias desta administração tomei posse e vim auxiliar, e todos os lugares que passei nesta administração foi a pedido do prefeito, iniciantente percebemos que o turismo precisava ser olhado com cuidado, encontramos uma diretoria na Seplam,  iniciei um trabalho e comecei desenvolver projetos, sem deixar de lado a articulação com a Câmara de Vereadores que ajudei nas conversas a pedido do prefeito, depois o Vilmar Lima assumiu a gestão do Turismo, já como secretário e eu vim para a chefia de Gabinete 

Pequiz: Quais os próximos passos que estão em andamento para modernização da administração de Senador Canedo?

Trabalhar na administração de uma cidade como Senador Canedo, em que a população é crítica e participativa, onde existe um grupo forte de oposição que deixou o poder e atua nas redes sociais é complicado, e o primeiro ano enfrentamos problemas estruturais, muitas dívidas altas para pagar e fomos trabalhando por etapas. No segundo semestre do primeiro ano com um pouco mais de maturidade, tivemos que fazer uma reforma administrativa e começamos a desenhar realmente a cara da gestão do Fernando, criamos uma Secretaria de Gestão para melhorar a governança, a Escola de Governo para dar formação para este servidor público, informatizar o RH, então acredito que em 2022 seja um ano de pegarmos os projetos discutidos no inicio da gestão, tirar eles do papel e implementá-los, por que já se criou condições políticas para isto e por questão necessidades da gestão, porque um ano (de 2021) já foi o suficiente para debater estes projetos. Acredito que do segundo semestre até o inicio do próximo ano acredito que já veremos resultados dessas mudanças. 

Pequiz: O que o Victor Pellozo espera contribuir com o município até o final desta administração?

Vou continuar imprimindo uma força muito grande para ajudar desenvolver o potencial da cidade, na educação vamos fazer o simples, o necessário, mas fazer agora. A cidade merece muito que as coisas aconteçam rapidamente como as coisas acontecem hoje no mundo. o prefeito quer esta modernidade, esta transformação tecnológica e cultural e vou contribuir da maneira que ele determinar.

Esta entrevista foi concedida entes da nomeação para Secretário de Educação

Leia também

Cainã Teodoro 

Presidente da SANESC

Com grande experiência no serviço privado, o Comando da Sanesc é a primeira vez dele na administração pública. Cainã afirma que aceitou o convite de Pellozo por entender as necessidades e o potencial de desenvolvimento de Senador Canedo

GKN_0262.JPG

Cainã tem vasta experiência em trabalho de infraestrutura nos estados de Pernambuco, Piauí, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Goiás. 

Por que Senador Canedo ainda não conta com o funcionamento da rede de esgoto em quase todas as casas?

Atualmente, Senador Canedo conta com apenas 2% da rede de esgoto em funcionamento, até o fim do mandato será implantado a rede em até 60% das residências do município.
Já esta em execução a revitalização da rede já instalada e que ainda não funciona, como na região da Engopa, por exemplo. Iremos executar a implantação das elevatórias da Vila Galvão, Jardim todos os Santos, Mata do Algodão e Santo Antônio.

Sofremos também de problemas de falta de água em algumas regiões da cidade, quais medidas tem sido tomadas para resolver isto?

Estão sendo realizadas obras de ampliação da capacidade de reservação dos recursos hídricos municipais. Estamos realizando obras nos reservatórios do Bonsucesso e do Sozinha, e quando terminadas irão poder atender a uma demanda de 250 mil habitantes, quase o dobro do que a cidade tem hoje.
Estamos pensando nos próximos 40 anos tendo um atendimento a população. Atualmente, a capacidade de captação irá saltar de 1.3 mil m³ para 2.3 mil m³ somente na estação do ribeirão sozinha.

Com certa frequência, pessoas questionam através de redes sociais sobre qualidade da água em suas casas, por que tem acontecido e quais medidas estão sendo tomadas para resolver?

São problemas pontuais e pedimos que os moradores entrem em contato com a Sanesc sempre que tiverem este tipo de problema, para que a equipe busque a origem dele e resolva o quanto antes

Quando será entregue o novo reservatório para substituir o que houve o acidente no ano passado?

Na segunda quinzena de fevereiro será entregue o novo reservatório, que irá substituir o que foi danificado pela tragédia de 2021. Este novo está sendo construído seguindo todos os parâmetros para que seja seguro, e serão feitos outros três, para atender uma demanda de 30 mil habitantes.
Os moradores da região do Morumbi, que fica há 10 quilômetros da região central da cidade, também serão beneficiados, eles nunca tiveram suas casas ligadas a nossa rede de abastecimento, e uma de nossas prioridades é levar o saneamento básico a eles também.
No total, serão 18 bairros beneficiados com os reservatórios que serão construídos neste mandato.

E em relação às famílias que tiveram suas casas danificadas ou destruídas, como está o processo de reformas e reconstrução de suas residências?

Sobre os moradores que tiveram suas casas danificadas com a tragédia de 2021, quatro casas já foram completamente reformadas, uma esta em fase final da reforma, e a que teve que ser reconstruída será entregue em abril.

E em relação às famílias que tiveram suas casas danificadas ou destruídas, como está o processo de reformas e reconstrução de suas residências?

Atualmente, Senador Canedo desperdiça cerca de 40% da água potável, e o presidente afirma que irá buscar iniciativas para reduzir este número para pelo menos 25%, que segundo ele, é o aceitável.
Iremos realizar campanhas educativas, soluções para vazamentos, além do controle de pressão estável dos nossos reservatórios, além do programa produtor de água, que irá incentivar a proteção e revitalização das nascentes que abastecem as bacias de Senador Canedo, em parceria com a Amma, Secretaria de Educação e também Sec. de Agricultura.

Entrevista para Pedro Jordan

Edição Jorge Ribeiro

bottom of page